No final do ano, é comum que muitas pessoas sintam as pernas inchadas no verão, um desconforto que pode atrapalhar os dias mais quentes. Mas por que isso acontece? Entenda os principais fatores e como prevenir!
O Papel do Calor no Inchaço
Em suma, o calor intenso do verão provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, uma resposta natural do corpo para ajudar a dissipar o calor. No entanto, essa dilatação pode dificultar o retorno do sangue ao coração, resultando na retenção de líquidos e no inchaço das pernas.
Movimente-se! O Sedentarismo Agrava
Ficar longos períodos sentado ou em pé durante o verão piora o inchaço. Isso porque a contração dos músculos das pernas, que auxilia no bombeamento do sangue, fica limitada.
O resultado? Um retorno venoso mais lento e mais desconforto.
Hidratação é fundamental
A desidratação e o excesso de sal na dieta também são vilões. Dessa forma, beber pouca água e consumir alimentos muito salgados podem contribuir para a retenção de líquidos, aumentando o inchaço nas pernas.
Quando o inchaço pode ser alerta?
Nem sempre o inchaço é algo inofensivo. Fique atento se ele for acompanhado de dor, vermelhidão, sensação de calor, ou se for unilateral e persistente. Esses sinais podem indicar problemas vasculares mais graves.
Cuide da Sua Saúde Vascular!
Na Clínica Vena, estamos prontos para avaliar e tratar casos pernas inchadas no verão, garantindo que você aproveite o verão com mais conforto e tranquilidade. Não deixe para depois – cuide da sua circulação e aproveite esta estação ao máximo!