A dissecção de aorta é uma emergência médica causada por uma lesão ou vazamento na parede da aorta, que é a artéria de maior calibre em nosso corpo. O sangue invade as camadas da parede da artéria, forçando a abertura de um caminho que separa a camada íntima da camada média.
A dissecção pode reduzir a irrigação sanguínea nos órgãos e tecidos e, em casos mais extremos, pode provocar o rompimento da camada externa da artéria, causando uma hemorragia grave que requer atendimento imediato.
O principal fator de risco para essa doença perigosa e repentina é a hipertensão arterial sem controle. O seu principal sintoma é uma dor intensa e súbita na região do tórax, que pode se irradiar para pescoço, costas ou abdômen e ainda ser acompanhada de tontura, falta de ar, desmaio ou paralisia em algumas regiões.
Ao apresentar quaisquer sintomas, ligue imediatamente para os serviços de emergência ou dirija-se ao pronto-socorro mais próximo para receber os devidos cuidados e receber a avaliação do cirurgião vascular.
Dr. Felipe Zoppas – Cirurgião Vascular | RQE 18305
Dr. Herton Lopes – Cirurgião Vascular | RQE 15286
Dr. Roberto Heck – Cirurgião Vascular | RQE 35545
Dr. Vinícius Lain – Cirurgião Vascular | RQE 20132/20232