Durante o verão, época de calor intenso, muitas pessoas se arriscam em novas práticas esportivas sem o devido preparo e conhecimento, o que aumenta as chances de lesões e fraturas. Esses traumas graves podem provocar impactos nos vasos sanguíneos e levar ao surgimento de trombose.
Os trombos (coágulos) se formam naturalmente no organismo para conter a hemorragia, mas normalmente se dissolvem de maneira espontânea e em poucos dias. No entanto, algumas pessoas apresentam disfunções nesse processo, o que leva à formação de trombos mesmo em locais onde não há sangramento.
Nos casos mais graves, em que um trombo se desprende e acaba parando nos pulmões, surge a embolia pulmonar, doença que é capaz de levar a óbito.
As lesões e fraturas, aliadas a fatores como obesidade, colesterol alto, consumo de álcool, câncer ou tempo prolongado de hospitalização, contribuem para o desenvolvimento de trombose.
Caso tenha sofrido alguma fratura recentemente, fique atento a sinais/sintomas como: dor, vermelhidão, queimação e inchaço nas pernas, endurecimento da panturrilha, falta de ar e dor no peito. E em suspeita de trombose, acesse aqui e agende uma consulta para que possamos tratá-la antes que acabe gerando complicações.
Dr. Felipe Zoppas – Cirurgião Vascular | RQE 18305
Dr. Herton Lopes – Cirurgião Vascular | RQE 15286
Dr. Roberto Heck – Cirurgião Vascular | RQE 35545
Dr. Vinícius Lain – Cirurgião Vascular | RQE 20132/20232