PATOLOGIAS

Doença carótida

A doença carótida, conhecida também por estenose carótida, é quando as artérias carótidas, localizadas na região do pescoço, adquirem placas com gordura e colesterol, tornando-se estreitas e rígidas.  

Apesar de muitos afirmarem que a doença carotídea é assintomática, infelizmente, quando assintomática, a doença é responsável por 35% dos AVC isquêmicos. Nesses casos, causa  desde fraqueza, formigamento e dormência, até mesmo incapacidade de pronunciar palavras e perda de movimentos. 

O problema é a principal causa de morte no Brasil e atinge mais de 100.000 pessoas no país. O tratamento é realizado por angioplastia ou por cirurgia aberta.  

É comum entre pacientes fumantes, diabéticos, com pressão arterial elevada e histórico familiar. 

Alguns sintomas incluem: fraqueza ou dormência em um lado do corpo, dificuldade para falar ou compreender, visão embaçada ou perda de visão, dor de cabeça súbita e intensa, tontura ou perda de equilíbrio. Lembre-se da sigla FAST (que significa rápido, em inglês) para reconhecer os sinais de AVC: Face (Rosto), Arms (Braços), Speech (Fala) e Time (Tempo). Se a pessoa apresentar qualquer um desses sinais, é hora de ligar para a emergência.

Através do Eco Doppler, exame que facilita a obtenção de um diagnóstico e um tratamento mais específico e objetivo.   

Os tratamentos disponíveis são: tratamento clínico, stent e cirurgia aberta, porém, não existe um único tratamento melhor e, sim, aquele que é adequado ao seu caso. O médico irá conversar e explicar cada um deles.

A Clínica Vena é especializada no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de patologias vasculares, como varizes, aneurismas, feridas, úlceras e pé diabético.

siga-nOS

POSTS RECENTES