Muito mais que um incômodo estético, as temidas varizes são veias escuras e inchadas, que atingem cerca de 70% da população brasileira, de acordo com o Ministério da Saúde. Existem três tipos:
Telangiectasias: Os chamados “vasinhos” têm aspecto avermelhado e lembram teias de aranha. Geralmente comprometem mais a aparência do que a saúde, mas precisam de tratamento, pois podem se agravar com o tempo.
Reticulares: Com coloração esverdeada, possuem tamanho médio e podem aparecer nas pernas, face e ao redor do nariz, causando muitas vezes sangramento e riscos à saúde.
Tronculares: Considerado o tipo mais perigoso de todos, pois é causador da dilatação de grandes troncos venosos, resultando em complicações como a flebite superficial (inflamação).
Para saber se você corre risco de ter varizes, é necessário prestar atenção em sintomas como dor e sensação de peso nas pernas.
Ao sentir qualquer um desses sintomas, recomenda-se consultar um especialista para evitar complicações, pois as varizes são progressivas, ou seja, aumentam cada vez mais de tamanho e quantidade. Porém, hoje em dia, existem diversas técnicas para tratamento, menos invasivas e eficazes, como a escleroterapia, o laser transdérmico e a radiofrequência.
Com o tratamento adequado, é possível obter um alívio dos sintomas e melhoria na qualidade de vida. Além disso, também diminui o risco de complicações, como a formação de coágulos nas veias superficiais ou nas veias profundas, bem como pigmentação da pele e úlceras de difícil cicatrização em casos mais graves. Para avaliar o seu caso, agende uma consulta com um de nossos especialistas.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Geralmente ocorrem em mulheres com predisposição genética, mas também são frequentes em pacientes sedentários, fumantes ou com obesidade.
Através do Eco Doppler, exame que possibilita avaliar a anatomia dos vasos e do fluxo sanguíneo para garantir o tratamento adequado.
Sim! Como é necessário evitar exposição ao sol após os procedimentos, recomenda-se fazer o tratamento durante o período de maio a setembro, quando as temperaturas estão mais amenas. Além disso, os vasos também dilatam menos e a retenção de líquido é menor, o que diminui a sensação de inchaço.
Sim, quem tem casos na família precisa seguir alguns cuidados, como praticar exercícios físicos regularmente, possuir uma alimentação saudável e balanceada, não fumar e nem ingerir bebidas alcoólicas em excesso.
The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.
A Clínica Vena é especializada no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de patologias vasculares, como varizes, aneurismas, feridas, úlceras e pé diabético.