tratamentos

ANGIOPLASTIAS (STENTS) E ARTERIOGRAFIAS DIAGNÓSTICAS

A angioplastia é um procedimento que possibilita abrir uma artéria bloqueada pelo acúmulo de gordura, restaurando assim, o fluxo sanguíneo.  Costuma ser indicada em casos de infarto ou para pacientes portadores de angina, uma condição clínica causada pelo estreitamento das artérias e redução do fluxo de sangue para o coração. 

A angioplastia é realizada no hospital, na hermodinâmica, departamento especializado que se dedica à realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos, envolvendo o sistema cardiovascular e outras estruturas vasculares.  O retorno à casa é no mesmo dia.

No procedimento, um cateter fino é inserido em uma artéria através da pele e guiado até a área afetada usando raios X e monitorização contínua. Uma vez que o cateter chega ao local correto, um balão é inflado dentro da artéria para alargar a área obstruída e permitir a passagem do sangue.

Colocação de stents

Em alguns casos, um pequeno stent (um tubo de malha metálica) é implantado na artéria coronária para mantê-la aberta e prevenir a recorrência do estreitamento.

Os stents podem ser revestidos com medicamentos que ajudam a prevenir a recorrência do estreitamento da artéria (chamados de stents farmacológicos) ou não revestidos (chamados de stents de metal nu). Os stents farmacológicos reduzem significativamente o risco de complicações, como reestenose (recorrência do estreitamento da artéria).

Após a colocação do stent, o paciente é monitorado por algumas horas para garantir que não ocorram complicações, como sangramento ou reação alérgica ao material do stent. O paciente também pode receber medicamentos para ajudar a prevenir coágulos sanguíneos.

Geralmente, é possível retornar às atividades normais em alguns dias após o procedimento, mas o tempo de recuperação varia de acordo com a complexidade do caso.

Arteriografia

Já a arteriografia, também conhecida como angiografia, é o exame que confirma o diagnóstico da lesão arterial, realizado antes e depois da angioplastia.  Ocorre por meio de um tubo fino em uma artéria, normalmente na virilha, em que é injetado uma substância de contraste para que se possa analisar as imagens.  Pode variar de 30 minutos a 2 horas. 

Em casos de anginas, aneurismas, aterosclerose, AVC, infarto, gangrena, entre outros.

Geralmente, é recomendado jejum na noite anterior ao exame, porém em alguns casos pode ser realizado de emergência, não sendo possível uma preparação prévia.

O paciente deve beber bastante líquido para auxiliar a recuperação e a eliminação do contraste aplicado. Também é recomendado uma alimentação leve e balanceada, bem como evitar o fumo e atividades físicas nos primeiros dias. 

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

A Clínica Vena é especializada no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de patologias vasculares, como varizes, aneurismas, feridas, úlceras e pé diabético.

siga-nOS

POSTS RECENTES