Os cateteres são dispositivos inseridos dentro dos vasos para auxiliar na aplicação de medicamentos. Existem diversos tipos, mas os cateteres de longa permanência, como seu próprio nome diz, são implantados sob a pele quando há necessidade de ter acesso a veia do paciente por mais tempo, facilitando tratamentos como hemodiálise e quimioterapia e diminuindo o desconforto das “picadas” excessivas.
No procedimento, uma veia central é puncionada para a passagem do cateter. Costuma ser realizado em um centro cirúrgico, sempre por um médico capacitado, com aplicação de anestesia e sedação leve.
Com o cateter de longa permanência, o paciente não fica com os movimentos restritos, conseguindo ter mais conforto no dia a dia. Além disso, existe menor risco de infecções.
Como a ponta do cateter fica localizada em uma veia central, o paciente não sente a inserção do cateter durante o uso.
Os cateteres são projetados para serem usados por um longo período de tempo (geralmente de algumas semanas a vários meses), sem necessidade de inserção frequente de um novo cateter.
Este tipo de cateter também contribui para reduzir o risco de infecções, uma vez que eles são inseridos de maneira mais profunda e são menos propensos a se mover.
Um pequeno corte é feito na pele e o cateter é inserido até chegar a uma veia maior no peito. Na sequência, o cateter é fixado no lugar com um ponto de sutura e uma radiografia de verificação é feita para garantir que o cateter esteja na posição correta.
Geralmente, o cateter não causa dor depois que é colocado. Algumas pessoas podem sentir um pouco de desconforto nos primeiros dias após a inserção, mas isso costuma diminuir rapidamente.
Os cateteres de longa permanência são projetados para serem mais duráveis e menos propensos a se mover ou se desconectar acidentalmente, o que pode reduzir o risco de infecção.
É importante manter o local do cateter limpo e seco para evitar infecções. A enfermagem pode fornecer instruções detalhadas sobre como cuidar do cateter em casa, incluindo como limpar o local de inserção e como trocar curativos.
Quando não for mais necessário ou se houver complicações, como infecção ou trombose. A enfermagem ou o médico irão avaliar periodicamente a necessidade de manter o cateter em uso ou removê-lo.
The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.
A Clínica Vena é especializada no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de patologias vasculares, como varizes, aneurismas, feridas, úlceras e pé diabético.